CASA XISTO

Memória Descritiva

A casa no xisto consiste numa casa quinta, para uma família de novos vinicultores, numa forma de ai os fixar. Com este trabalho fomos obrigados a reviver as casas quintas do passado bem como a sua tradição e vivência.
A quinta do Caleiro, situada na zona da régua, mais propriamente na serra de São Domingos, com uma paisagem protegida e classificada como património da humanidade. Com estes requisitos fomos obrigados a ter cuidados acrescidos, devido a tudo o que estava inerente ao terreno que nos foi dado.

O projeto aparece na sequência de três fatores, não havendo uma ordem, tendo, todos o mesmo peso, o facto de haver um caminho pedonal, juntamente com a forma do terreno, foi dada a linha de força do projeto, não podendo esquecer o facto de esta linha dividir, o terreno do olival da vinha.

Na aproximação da casa podemos ver toda a sua vinha, mas quando se entra na sua aproximação, já no percurso pedonal a vinha é escondida dos visitantes, sendo lhes dada essa vista juntamente com a paisagem sobre o rio Douro quando se encontram no salão de festas.

O volume que faz parte dessa linha de força, não é só percurso pedonal, zona de circulação da casa mas tem como ponto final e de remate o escritório/biblioteca.
De realçar que esta zona de circulação alarga à medida que nos aproximamos da zona de representação, estreitando depois quando entramos na zona familiar.

A habitação tem a preocupação de dar aos seus habitantes uma fácil movimentação tanto dentro de casa, como de dentro para o exterior da mesma.
A casa xisto abraça o terreno, de forma a intervir o mínimo possível nele. No desenrolar do programa colocou-se a zona de quartos a nascente, e a de representação a poente.

Esta forma de se tentar viver a casa/quinta leva-nos quase a pensar se é o terreno que tenta entrar dentro da casa ou é a casa que tenta entrar dentro do terreno. Para que a sua adaptação fosse mais forte ao terreno os materiais usados são os da região ou seja madeira e claro o xisto.

Localização  Douro Vinhateiro

Area Bruta    707,95 m2

Tipologia      M5 + escritório 

Fase              Licenciamento 

Ano                2021

05 - Alçado-Norte.jpg
01 - Piso -1.jpg
03 - Piso 1.jpg
07 - Alçado Sul_cad_page-0001.jpg
09 - Alçado Norte_cad_page-0001.jpg
12 - Corte_01_page-0001.jpg
06 - Alçado-Sul.jpg
02 - Piso 0.jpg
04 - Cobertura.jpg
07 - Alçado Sul_cad_page-0001.jpg
10 - Alçado Poente_page-0001.jpg
13 - Corte_02_page-0001.jpg
14 - Corte_03_page-0001.jpg